FILOSOFIA DA ESCOLA

FILOSOFIA DA ESCOLA

Ensinar não é ditar verdades, mas sim mostrar caminhos, várias alternativas para que o educando construa o seu conhecimento em um ambiente de amor e compreensão e que este conhecimento, sirva de forma efetiva, ao longo de sua vida para que viva da melhor forma possível.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

JCI - Projeto Oratória nas Escolas





Nossa escola participou do projeto promovido pela JCI “Oratória nas escolas” com as turmas da 7ª e da 8ª série. Um projeto arrojado, inovador e de grande importância para o incentivo e estímulo da comunicação, do poder de persuasão, através de reflexões de assuntos mundiais que nos afetam diariamente e o principal, a prática de falar e se expor diante do público. Isso auxilia a desinibição, o medo de se expressar, o que para os estudantes é uma ferramenta que irá auxilia-los em sua entrada no mercado de trabalho, tendo assim um diferencial no seu currículo.

Como a aprendizagem e o crescimento de todo ser humano se dá através da comunicação esse projeto passa a ser um instrumento de motivação e desafio para os estudantes tornando-se assim um aliado em nossa prática pedagógica.

Prof. Fabíola Tortelli

Prof. Adriana Benin

Abaixo, segue a bela redação do aluno que representou nossa escola, Yúri Ribeiro de Aquino, da 8ª série, turma 81.

O tema deste ano é : "Qual o meu jeito de mudar o mundo?"

O meu jeito de mudar o mundo é garantindo a sustentabilidade ambiental.

O desmatamento, a poluição, as queimadas, e o uso excessivo de água, são alguns dos principais problemas enfrentados pela humanidade.

As consequências estão surgindo, partes do mundo estão sendo devastadas pelos efeitos da natureza, e os principais culpados por esses acontecimentos somos nós.

Segundo a ANA (Agência Nacional das Águas) em 2015 algumas cidades podem sofrer com a falta de água, caso algumas precauções não sejam tomadas imediatamente.

Há alguns meses atrás, a humanidade presenciou uma série de fenômenos meteorológicos de grave impacto para a sociedade mundial. Furacões, tornados, ciclones extratropicais, terremotos e enchentes, devastaram cidades e regiões em torno do Planeta. Como se isso não bastasse, ainda existem outros problemas, não relacionados ao meio ambiente, mas que afetam boa parte da população mundial, tais como: a fome e a miséria, a desigualdade entre os sexos, a mortalidade infantil, a saúde materna, a falta de tratamento para doenças como: AIDS, malária entre outras, e a falta de educação infantil.

Tais acontecimentos nos fazem pensar se há algo de errado com a natureza, no entanto pode-se garantir de que com a natureza não há nada de errado, mas sim conosco, seres humanos. Fenômenos meteorológicos sempre ocorreram e sempre irá ocorrer, o grande problema é a intensidade e a frequência com que eles vêm se manifestando.

Existe uma lei da física que exemplifica bem o que se passa, "toda ação possui uma reação". Partindo deste princípio podemos entender que o Planeta "apenas" está se ajustando as atividades humanas. Enquanto o homem continuar emitindo gases agravantes ao efeito estufa como o CO², produzindo lixo sem se preocupar com a quantidade, utilizando combustíveis não renováveis, gastando agua lavando carros e calçadas sem tanta necessidade, entre outras atividades impactantes ao meio ambiente, a natureza continuará respondendo e se ajustando a essas péssimas atitudes.

Será que podemos dormir tranquilos à noite sabendo que a qualquer momento podemos sofrer com as consequências de um desastre? Pensem bem nisso.

Não, não pode continuar assim aquilo que Deus criou com tanto amor para todos nós vivermos em paz. Devemos pensar em cada palavra que falamos em cada passo que damos, e em cada gesto que realizamos, pois tudo terá uma consequência, e devemos nos conscientizar sobre o que está acontecendo no mundo e tomarmos uma providencia, pois do jeito que está, não pode continuar. Se agirmos com responsabilidade agora, poderemos manter o Planeta saudável por muito mais tempo, e isto acontecendo, não sofreremos tais respostas da "justa e perfeita" natureza, apenas colheremos os frutos do desenvolvimento sustentável.

Cuidar do meio ambiente é uma missão de todos.

O meu jeito de mudar o mundo, não deve ser só o meu jeito, deve ser o jeito de todos mudarem o mundo! Preserve mais, polua menos, e gaste menos água.

Eu estou fazendo a minha parte, faça você também a sua.

O NOSSO PLANETA AGRADECE!!!


Assista neste vídeo, alguns momentos marcantes da apresentação, do nosso aluno Yúri Ribeiro de Aquino, no dia da eliminatória das Escolas Municipais de Passo Fundo, RS que ocorreu em Junho de 2011, no Centro de Eventos da UPF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário