FILOSOFIA DA ESCOLA

FILOSOFIA DA ESCOLA

Ensinar não é ditar verdades, mas sim mostrar caminhos, várias alternativas para que o educando construa o seu conhecimento em um ambiente de amor e compreensão e que este conhecimento, sirva de forma efetiva, ao longo de sua vida para que viva da melhor forma possível.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ODM e JCI - Projeto “Oratória nas Escolas”

Nossa escola foi novamente convidada a participar do projeto promovido pela JCI “Oratória nas escolas”

No ano passado participamos do projeto, mas não tínhamos noção da sua grandeza e potencial. Foi uma experiência maravilhosa e neste ano estamos preparando nossos alunos para esta experiência.

Um projeto arrojado, inovador e de grande importância para o incentivo e estímulo da comunicação, do poder de persuasão, através de reflexões de assuntos mundiais que nos afetam diariamente e o principal, a prática de falar e se expor diante do público. Isso auxilia a desinibição, o medo de se expressar, o que para os estudantes é uma ferramenta que irá auxilia-los em sua entrada no mercado de trabalho, tendo assim um diferencial no seu currículo.

Como a aprendizagem e o crescimento de todo ser humano se dá através da comunicação esse projeto passa a ser um instrumento de motivação e desafio para os estudantes tornando-se assim um aliado em nossa prática pedagógica.

Este ano levamos alguns de nossos alunos para Abertura do Concurso Nacional Oratória nas Escolas 2012, realizado no dia 14 de Março de 2012, no turno da manhã, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, com o tema ODM e JCI : Um mundo melhor é possível.

Neste dia foi apresentado o projeto aos alunos, bem como seu objetivo, o hino da JCI, os oito objetivos do milênio, o tema para este ano, a apresentação da oratória da campeã do nosso município de 2011 e ainda o momento tão esperado com a campeã mundial Lena.


Conheça o Projeto - Oratória nas Escolas

O projeto “Oratória nas Escolas” desenvolvido pela JCI Brasil em todas as cidades onde está inserida consiste no estímulo ao estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, segurança, entre outros.
Acredita-se que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes temas e contribuir de forma positiva em suas comunidades através da propagação e multiplicação do conhecimento. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.
O eixo do projeto é baseado na realização de concursos de oratória em diversas etapas abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil.
Através da capacitação oferecida pelos instrutores locais, estudo do tema e conscientização de sua importância, o jovem elabora um discurso encorajador capaz de multiplicar suas idéias e mobilizar o ambiente onde está inserido.


OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do projeto é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, propostos pelos países-membros da Organização das Nações Unidas, a nível local, regional, nacional e mundial, no ano de 2012.

Objetivos específicos:

- Estimular a capacidade crítica e o espírito de cidadania dos alunos participantes, por meio do debate dos Objetivos do Milênio na implementação do projeto.
- Capacitar crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, matriculadas nas séries do ensino fundamental, para adquirirem a habilidade de se expressarem publicamente, através de técnicas de oratória.
- Sensibilizar e motivar a comunidade escolar, pais, amigos e parentes dos alunos participantes na implementação de ações em prol dos ODM’S, através da participação nos concursos de oratória a nível escolar, regional e nacional.

PÚBLICO ALVO

Serão realizados Concursos de Oratória com alunos das escolas municipais, estaduais ou particulares, em cidades onde existam Organizações Locais da JCI Brasil, e que estes alunos estejam cursando o Ensino Fundamental (6˚ ao 9˚ ano). Aproximadamente 50.000 alunos em todo o Brasil.

ETAPAS DO PROJETO NACIONAL:

O concurso de oratória será disputado em quatro etapas, a saber:

a) Interno nas escolas – se desenvolverá internamente em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade das escolas participantes e condução pela JCI Local. Da disputa interna é escolhido um representante da escola para participar da etapa seguinte;

b) Local/Municipal – terá a participação dos representantes de cada escola participante do projeto e será organizada pela JCI Local. Da disputa será escolhido um representante da localidade para concorrer a etapa regional;
c) Regional – terá a participação dos campeões das etapas locais e será organizada pelo Vice Presidente Nacional da região em conjunto com a Organização Local que sediar o evento. Os Encontros Regionais ocorrerão em Junho e Julho de 2012, conforme Calendário de Atividades da JCI Brasil;

d) Nacional – se desenvolverá com os campeões das etapas Regionais, sendo coordenado pelo Vice Presidente Executivo Comunitário e pelo Diretor Ezequiel Schumann Rosa. Ocorrerá durante a Convenção Nacional da JCI Brasil, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2012.

Conheça agora também os objetivos propostos para o milênio:

ODMs e JCI: Um mundo melhor é possível

O tema para 2012 do projeto Oratória nas Escolas deve ser abordado sob a perpecitva individual do aluno: "como eu posso contribuir com os Objetivos do Milênio na minha comunidade?". Não é necessidade do aluno escrever um texto explicando os 8 objetivos, mas sim, enfatizando a sua contribuição em sua comunidade para que as metas do milênio sejam alcançadas. Também, é necessário mencionar sobre o papel da JCI na comunidade e na contribuição para os Objetivos do Milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário